
Acidente Vascular Cerebral
O acidente vascular cerebral (AVC) é a doença vascular cerebral mais frequente. Trata-se de um evento súbito, caracterizado pela perda rápida da função neurológica, causada por uma interrupção do fornecimento de sangue ao cérebro.
Esta interrupção à irrigação sanguínea cerebral pode ser devida a um fenómeno isquémico (obstrução de uma artéria) ou a um fenómeno hemorrágico (rompimento de uma artéria).
Em Portugal, o AVC continua a ser a principal causa de morte e de incapacidade permanente. Atualmente, por hora, três portugueses sofrem um AVC, dos quais um não vai sobreviver.
Verificam-se também em pessoas cada vez mais jovens e que urge devolver a uma vida ativa.
Para os sobreviventes, resultam quase sempre, sequelas bastante incapacitantes e limitativas, obrigando a uma dependência que se pretende diminuir com este programa.
Porque os tratamentos que se conhecem em Portugal na recuperação destes doentes são, sob o ponto de vista terapêutico, claramente insuficientes para as expectativas da esmagadora maioria dos doentes e dos seus familiares.
É um Programa inovador e de elevada eficácia.
Onde os resultados obtidos devem-se a uma sinergia de terapêuticas e não a um conjunto de técnicas aplicadas isoladamente, promovendo melhores resultados. Destaca-se uma forte componente de Medicina Tradicional Chinesa, aliada a terapêuticas convencionais.