×

3 Sinais que podem ajudar a perceber se uma pessoa está a ter um AVC

1FRAQUEZA FACIAL:
Consegue sorrir?
Tem um olho ou a boca caídos?
2FRAQUEZA NO BRAÇO:
Consegue levantar os braços?
3PROBLEMAS DE EXPRESSÃO:
Consegue falar com clareza e entender o que lhe dizem?

Se reconhecer algum dos sinais, ligue imediatamente para o 112.
Ainda que algum destes sinais desapareçam ao fim de alguns minutos ou horas, deve dirigir-se ao hospital mais próximo o quanto antes.
É possível que a pessoa tenha sofrido um ataque isquémico transitório que merece tanta atenção médica quanto um AVC.

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA (MTC)

Com mais de 2.000 anos de história, baseia a sua teoria na ideia de que a doença é a consequência de um fluxo incorreto do Qi (força vital ou energia).

A MTC, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é considerada como uma terapêutica complementar ou não convencional, constituída por vários métodos terapêuticos:

ACUPUNCTURA e MOXABUSTÃO

A Acupunctura consiste na inserção de agulhas, muito finas, em determinados pontos do corpo - os pontos de acupuntura - que ao serem estimulados preservam e restauram o Qi, obtendo efeito terapêutico em diversas condições.

A Moxabustão segue os princípios da Acupunctura usando, no entanto, o calor para estimular os pontos. É usada a artemisia, uma planta herbácea que depois de seca é moída. O calor é gerado pela sua queima podendo ser usada sob a forma de bastão, moldada em forma de cone ou de um bago de arroz..

Os pontos e os canais também podem ser estimulados por pressão (acupressão), laser, ultrassom ou pela aplicação, na agulha, de uma corrente elétrica de muito baixa voltagem (Electroacupunctura). Por vezes, aplica-se a acupunctura e a moxabustão em simultâneo.

FITOTERAPIA CHINESA

Fitoterapia significa tratamento com plantas.

É a administração de “Fórmulas”, com o mesmo propósito de todas os métodos terapêuticos de MTC – preservar e restaurar o Qi. Muitas das “Fórmulas” – compostos maioritariamente fitoterápicos, constituídos por três ou mais plantas (podendo ainda conter ingredientes de origem mineral ou animal), em que uma ou duas produzem o efeito terapêutico desejado e uma outra quantidade, eliminam quaisquer efeitos indesejáveis.

Regra geral em Fitoterapia Ocidental utilizam-se plantas de forma isolada. Na Fitoterapia Chinesa, as fórmulas são equilibradas, contando algumas com milhares de anos de utilização (tão antigas como a própria MTC), produzem efeitos terapêuticos eficazes e seguros.

O seu exercício exige um conhecimento profundo da Medicina Chinesa, pois a sua ação é energética, e como tal aplica-se o mesmo raciocínio que na Acupunctura.

DIETÉTICA CHINESA e NUTRIÇÃO

A par da Nutrição Ocidental, a Dietoterapia Chinesa procura o equilíbrio de cada pessoa, pela adequação dos alimentos consumidos. O Doente de AVC apresenta-se nutricionalmente vulnerável, e este aspeto deve ser considerado, não só para serem diminuídos os fatores de risco ou reincidência, bem como para suprir as dificuldades na capacidade de se alimentar, resultantes das alterações psicomotoras.

Quando o diagnóstico pede uma dieta particular, o Especialista de MTC considera os alimentos de forma semelhante à que olha para as plantas e assim prescreve uma dieta específica.

Há alimentos considerados Quentes, Mornos, Neutros, Frescos e Frios.

Numa dieta comum, estes alimentos devem ter entre si um certo equilíbrio, mas um diagnóstico apurado pode recomendar incidir mais num ou noutro, conforme os meridianos e órgãos envolvidos no desequilíbrio energético.

Um bom princípio geral, por exemplo, é preferir os cozinhados aos crus e evitar temperaturas extremas, sobretudo o muito frio, pelo esforço que exige ao estômago e ao Baço-Pâncreas. Também ao nível dos sabores, e relacionada com os órgãos, podemos considerar uma outra forma de classificação:

O sabor Amargo relaciona-se com o Coração e o Intestino Delgado;

  • O sabor Doce relaciona-se com o Estômago e o Baço;
  • O sabor Picante está ligado ao Pulmão e Intestino Grosso;
  • O sabor Salgado associa-se ao Rim e à Bexiga;
  • O sabor Ácido relaciona-se com o Fígado e a Vesícula Biliar.

Se um sabor é ingerido na quantidade certa vai alimentar a forma e a função do órgão; se pelo contrário a dose for excessiva vai lesá-lo ou hiperestimulá-lo. É em particular pela escolha e ordem de introdução dos sabores, das consistências, das temperaturas, e até das cores, que são determinadas uma série de reações psicofisiológicas cujo efeito pode ser tonificante, dispersante ou ainda reequilibrante das diferentes funções orgânicas.

MASSAGEM TUINA

“Tui” significa Empurrar e “Na”, Agarrar.

A massagem TuiNa é parte integrante da Medicina Chinesa da qual faz parte um variado conjunto de técnicas manipulativas. Na sua aplicação, estimulam-se pontos de acupunctura e zonas específicas do corpo do paciente com o objetivo de atingir o equilíbrio fisiológico e energético. Popular desde 1600 AC, a massagem TuiNa evoluiu ao longo dos séculos e revela-se extremamente eficaz na prevenção e tratamento de diversas patologias.

QI GONG TERAPÊUTICO

É um conjunto de exercícios que integram componentes físicas, respiratórias e meditativas no sentido de reequilibrar o fluxo do Qi (força vital ou energia) no organismo.

TOP